Nova metodologia usada pelo i17 – Mapeamento Participativo proporciona suporte para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Mapeamento participativo nada mais é do que a criação de mapas com as pessoas. Assim, são mapas que trazem o conhecimento local em conjunto com dados de solo, rios, zoneamento, entre outras fontes oficiais de informação. O conhecimento que as pessoas têm sobre o local onde moram pode fazer a diferença na execução de um planejamento urbano mais justo, inclusivo e que atenda realmente às demandas da população. Pode-se dizer que o mapeamento participativo torna visível o conhecimento local, que muitas vezes passa despercebido, e a sua não legitimização leva a futuras demandas não atendidas, que se tornam problemas cada vez maiores com o passar do tempo. Isso é observado com frequência nos principais gargalos urbanos, como a mobilidade. Assim, faz sentido usar o método de mapeamento para co-criação de estratégias para cumprir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS foram criados para que o desenvolvimento sustentável possa ser alcançado, especialmente nas cidades, visto que atualmente, a gestão de áreas urbanas tornou-se um dos desafios mais importantes do século.

O mapeamento participativo se relaciona e pode contribuir com todos os ODS, mas se relaciona diretamente com os ODS: 3, 6, 10, 11, 13, e 17, pois é um método que pode ser utilizado para coleta e organização de dados para qualquer setor e qualquer tipo de pesquisa, seja social, econômica, de gênero, entre outras. Especificamente, com relação ao ODS 3, “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”, o mapeamento promove suporte à análise e acompanhamento de indicadores de saúde e saúde urbana, especialmente em casos de epidemias, como a dengue no Brasil. Da mesma forma, dá suporte para o ODS 6, “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”, através de indicadores de acesso à água e saneamento específicos. O mapeamento permite o mapeamento e a espacialização de indicadores, sendo possível delimitar áreas problemáticas, e com base nisso, traçar estratégias para melhorias e soluções.

Todo esse processo de mapeamento, diálogo, discussões, construção do diagnóstico e a co-criação de soluções permite que o cidadão participante se empodere e assuma um maior protagonismo social no planejamento de sua cidade. O mapeamento de indicadores socioambientais e este processo, que leva ao empoderamento do cidadão, colabora para a redução das desigualdades sociais, representado pelo ODS 10 “Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”. É possível uma maior integração do conhecimento dos cidadãos e de suas demandas com o planejamento ambiental e urbano. Assim, uma realidade urbana mais sustentável se torna cada vez mais próxima, que é a meta do ODS 11 “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. Também através do mapeamento e suas análises/resultados, como por exemplo os mapas de vulnerabilidade e risco, é possível o desenvolvimento de propostas de ações e estratégias que mitiguem os impactos das mudanças climáticas, o ODS 13 “Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos”. Por fim, a possibilidade de diálogo entre atores sociais permitida pelo método dá suporte para que parcerias sejam implementadas, em prol dos objetivos ODS 17 “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

Quer saber mais sobre mapeamento participativo e cidades sustentáveis e como este método pode ajudar a atingir os ODS’s? Acesse o blog clicando aqui para ver estudos de caso e informações sobre o tema.

Publicado por Carolina Carvalho

Doutora em Planejamento Energético e Ambiental, Pesquisadora em Sistemas de Informação Geográfica Participativo (SIGP) e urbanização sustentável, facilitadora de processos de mapeamento participativo. https://sigparticipativo.wordpress.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: