O i17 participa do projeto sobre transição energética no Brasil

No dia 15 de maio de 2020, foi realizado um webinar interno do Programa de Energia para o Brasil do Fundo de Prosperidade do governo Britânico. A conferência foi organizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e contou com a participação de mais de 80 representantes do MME, incluindo representantes da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Sistema (ONS) e da Embaixada Britânica.

O objetivo do webinar foi discutir e confirmar as atividades do Brazil Energy Programme (BEP) junto aos representantes do governo brasileiro foi atingido. Por meio de sessões interativas, os participantes debateram as potencialidades e oportunidades para o Brasil, no processo de transição energética, para um crescimento e desenvolvimento econômico inclusivo. Os temas das sessões temáticas incluíram gás natural, recuperação energética de resíduos (waste-to-energy), biodiesel, solar, armazenamento de energia, smart grids, eficiência energética e eólica offshore.

O BEP tem como missão apoiar o papel do Brasil como um líder global no processo de transição energética. A parceria com o governo brasileiro permite a conciliação da experiência e conhecimento do Brasil em energias renováveis com a experiência britânica em política energética, regulação, tecnologia e investimentos para construir sistemas de energia que possam acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Programa será implementado entre junho de 2020 e março de 2023, pelo consórcio liderado pela Adam Smith International (ASI) em parceria com Carbon Limiting Technologies, Hubz e Instituto 17.

O Fundo Prosperidade é um fundo de cooperação do Governo Britânico criado em 2015. Visa desenvolver parcerias que possam apoiar o crescimento econômico inclusivo, a prosperidade mútua e o progresso em direção aos ODS da Organização das Nações Unidas. O Fundo abre oportunidades para o comércio e investimento nos países destinatários por meio da transferência de tecnologias e práticas que possam destravar o potencial de mercados emergentes. Até 2023, deverá aplicar mais de 1,2 bilhão de libras esterlinas ao redor do mundo.  No Brasil, investirá mais de 100 milhões de libras em projetos nas áreas de energia, finanças verdes, cidades inteligentes, facilitação do comércio, educação e saúde.

Publicado por Diretoria i17

O Instituto 17 (i17) é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, fundada em 2018, para viabilizar a difusão dos objetivos de desenvolvimento sustentável e propor soluções de forma integrada às questões relacionadas com a economia circular, defesa do meio ambiente e desenvolvimento local.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: