🌎 Desde 2018, o ONU-Habitat Brasil realiza o Circuito Urbano: uma iniciativa para apoiar e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores com o intuito de celebrar o Outubro Urbano – período que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (este ano no dia 4 de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro, celebrado no dia 1º de novembro). Em 2021, o tema do Circuito Urbano é “Cidades na Linha de Frente da Ação Climática” e os eventos se dividem em quatro linhas temáticas: Cidades Sustentáveis e Livre de Carbono, Cidades Inclusivas e Justas, Cidades Saudáveis e Cidades Resilientes.

Nesta edição, o Instituto 17 realizará dois webinários, no dia 19 de outubro:

1) A partir das 10:00 (Horário de Brasília):

🤸‍♂️ Para discutir o direito e o acesso à prática de atividades físicas no meio urbano, “Cidades Saudáveis: Atividade física nas cidades” traz exemplos de boas práticas e discute possibilidades de implementação de ações para o enfrentamento dos desafios das cidades rumo à sustentabilidade.

Mediação:

🗣 Thalita Dalbelo – Arquiteta e Urbanista

Painelistas:

🗣 Laska Nenova, da International Sport and Culture Association (ISCA), trará a experiência da plataforma “Movement Spaces”, com exemplos testados em mais de 20 países de como incorporar estilos de vida mais saudáveis ao projeto urbano das cidades. 

🗣 Claudia Campos, do SESC SP, apresentará a experiência da coordenação do “Dia do Desafio” na América Latina, uma parceria multisetorial. 

🗣 Eliana de Toledo, do LAPEGI (FCA/UNICAMP), apresentará programas promovidos no contexto universitário, com vistas à melhora na qualidade de vida por meio da atividade física, numa abordagem autônoma, pautadas nos ODS e respaldados cientificamente. 

2) A partir das 16:00 (Horário de Brasília):

🏙️ O painel “Participação social na construção de cidades resilientes”, organizado pelo Comunidades Vivas – Mapeamento Participativo, busca mostrar a importância e o potencial da participação social em projetos socioambientais e urbanos, através de estudos de caso desenvolvidos em cidades brasileiras. Com a participação cidadã e diversas ferramentas de engajamento, é possível apontar os principais gargalos e dificuldades no desenvolvimento urbano, e os problemas socioambientais oriundos dele, levando em conta os impactos da crise climática e atualmente da pandemia Covid-19. Assim, os cidadãos se tornam aptos a construir propostas que contribuem para o desenvolvimento de políticas urbanas melhores e mais inclusivas.

Mediação:

🗣 Thalita Dalbelo – Arquiteta e Urbanista

Painelistas:

🗣 Allan Yu – Engenheiro Ambiental/Pesquisador

🗣 Carolina Carvalho – Comunidades Vivas – Mapeamento Participativo.

🗣 Iza Santos – Youth Climate Leader (YCL) 

🗣 Leandro Giatti – Professor e pesquisador em Saúde Pública 

🗣 Nathalia Souza – Voluntária no Engajamundo 

🗣 Susanne Börner – University of Birmingham 

O evento será transmitido online, através dos canais do YouTube do ONU-Habitat Brasil e do Instituto 17.

Para a programação completa do Circuito Urbano, visite: https://www.circuitourbano.org/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: